DIARIO

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Atividade de Interpretação e Produção 5º Ano


Aluno: __________________________________________ Data ___________

.
                                                                                                Poema a seguir, de Manoel de Barros
O MENINO QUE GANHOU UM RIO
Minha mãe me deu um rio.
Era dia de meu aniversário e ela não sabia o que me presentear.
Fazia tempo que os mascastes não passavam naquele lugar esquecido.
Se o mascate passasse a minha mãe compraria rapadura
Ou bolachinhas para me dar.
Mas como não passara o mascate, minha mãe me deu um rio.
Era o mesmo rio que passava atrás de casa.
Eu estimei o presente mais do que fosse uma rapadura do mascate.
Meu irmão ficou magoado porque ele gostava do rio igual aos outros.
A mãe prometeu que no aniversário do meu irmão
Ela iria dar uma árvore para ele.
Uma que fosse coberta de pássaros.
Eu bem ouvi a promessa que a mãe fizera ao meu irmão
E achei legal.
Os pássaros ficavam durante o dia nas margens do meu rio
E de noite eles iriam dormir na árvore do meu irmão.
Meu irmão me provocava assim: a minha árvore deu flores lindas em setembro.
E o seu rio não dá flores!
Eu respondia que a árvore dele não dava piraputanga.
Era verdade, mas o que nos unia demais eram os banhos nus no rio entre pássaros.
Nesse ponto nossa vida era um afago!


1.      Na falta de presentes, a mãe deu de aniversário ao filho um rio.
a)      O que ele achou do presente? ________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      O que o irmão dele achou desse presente? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O irmão também ganhou um presente especial da mãe: uma árvore cheia de pássaros.
a) Os presentes causaram briga entre os irmãos? ____________________________________
b) Por que você acha que isso aconteceu? _________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Agora escreva o diminutivo destas palavras extraídas do poema:
mãe - ___________  rio - _________   lugar - __________   casa - ________
irmão - _______________  margens - ___________   árvore  - ___________



Agora é com você!
Qual foi o ultimo presente que você ganhou, seja de aniversario ou outra ocasião.
Conte como foi?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário